Pastoral social
Ação pastoral é a ação da Igreja Católica no mundo ou o conjunto de atividades pelas quais a Igreja realiza a sua missão, que consiste primariamente em continuar a ação de Jesus Cristo. A palavra "pastoral" deriva de pastor, que era um elemento constante no mundo bíblico.
“Amar e servir com alegria”, esse deve ser o sentimento de todas as pessoas que aceitam contribuir com seus dons para as mais diversas pastorais da Igreja católica que buscam através de suas ações, atenderem determinadas situações em uma realidade específica, tendo como foco principal difundir os ensinamentos deixados por Jesus nos evangelhos.
O trabalho pastoral é realizado na Igreja de forma voluntária e é orientado pelas exigências do serviço, diálogo e anúncio da Palavra de Deus. São pequenos gestos cotidianos ou projetos de promoção humana que buscam defender a vida, promover a paz e alicerçar a sociedade na justiça. As pastorais da Igreja que lidam com a sociedade explicitamente são, as pastorais sociais.
Em nossa paróquia realizamos a distribuição de cestas básicas atendendo cerca de cento e quarenta famílias carentes que moram, preferencialmente, em nossa área geográfica. Essas famílias são cadastradas, através de formulário próprio, entrevistadas e quando possível, visitadas; aí, procuramos ouvir os irmãos nas suas necessidades básicas e na medida do possível atende-las.
As distribuições são feitas a cada quinze dias de acordo com calendário aprovado, integrando a programação das atividades da Paróquia. Em todos os encontros a celebração da Palavra é ponto principal, pela proclamação do Evangelho, pela homilia, e pela confraternização através de lanche preparado por nossa equipe; esse procedimento tem atraído pessoas para a Igreja que participando de atividades e celebrações se integram à vida pastoral.
A Pastoral Social depende da doação de gêneros pelos paroquianos, o que é feito com certa regularidade, e tem quase sempre, atendido às necessidades para que se cumpra a nossa ação pastoral.